É jornalismo,é show, ou é tudo misturado?

Olá pessoas… Tudo na paz?

Tenho acompanhado (com certa falta de paciência) o que considero ser um excesso de telejornais para uma escassez de notícias relevantes. Não é que não esteja acontecendo nada de interessante no mundo, mas é que de tanto telejornal,fica difícil dividir a razão. A notícia acaba muitas vezes ficando em segundo plano, dando lugar a um tipo de jornalismo que mais entretêm do que informa.

Sinto falta do tradicional Jornal Nacional apresentado por Cid Moreira com sua voz empostada. Quando Cid e seu companheiro Sérgio Chapelen saíram de cena, entrou o simpático casal ( na tela e na vida real) Willian Bonner e Fátima Bernardes, a Fatinha. Gosto muito do Willian Bonner, mas vejo claramente que o JN mudou muito com a chegada da família Do Re Mi do Jornalismo ( com direito a trigêmeos e tudo mais). Em 1997, ao mostrar com exaustão a chegada da filha da Xuxa Veja aqui, a Globo de certa forma inaugurou um tipo de telejornal popular, que tenta agradar a um público maior.

Não posso deixar de mencionar que a internet contribuiu e muito para esta mudança no telejornalismo brasileiro. A notícia é mostrada o tempo todo, em tempo real, diferente de antigamente quando fora o plantão (aquela musiquinha parecia sempre anunciar uma tragédia), a gente esperava o dia todo para ver o JN. Toda notícia hoje na TV por mais fresca que seja, parece velha e requentada.

Mudou o jornal, ,mudou a figura do jornalista. O legal hoje é ser pop, engraçadinho. Particularmente isto me irrita! Hoje jornalistas são celebridades. Todos querem ser Pedro Bial ou Tadeu Schmidt. Até a moça do tempo não é mais a mesma. Antes, passava despercebida, hojé já é celebridade, vejamos a linda e simpática Maria Júlia Coutinho, que rouba a cena. Alías, Maju  para os íntimos. Diante desta nova realidade, muitos profissionais da área estão tendo uma verdadeira crise de identidade, saindo do jornalismo e caminhando para o show bis. Cansada da inerte e sem graça bancada, Fátima Bernardes faz hoje o que adormeceu por anos a fio: paga mico no seu Encontro, sem medo de ser feliz!Veja aqui. Não demorou muito para que sua coleguinha Patrícia Poeta, cheia de recalque saísse do Fantástico e pedisse um programa para ela também (após não dar certo na bancada do JN). Paty porém não teve a mesma sorte ( e o mesmo Q(em) I(ndica) de Bernardes e o máximo que conseguiu foi dividir o péssimo È de Casa com mais uma dezena de apresentadores, incluindo o arroz de festa Tiago Leifert e o ex Fantástico Zeca Camargo. Assim como o Encontro com Fátima Bernardes, É de Casa é uma mistura chata de nada com coisa nenhuma.

E nesta balaio de gato, ainda temos o Hora 1 que chegou para concorrer com as mil horas de jornal gravado de Sílvio Santos. Na apresentação  a super simpática (ou seria forçada) Monalisa Perrone. A moça fala tanto, que chega a irritar seus colegas de trabalho e claro, os telespectadores, chegando a levar puxão de orelha ao vivo.

Na falta de notícias, temos de tudo: repórter conversando com âncora enquanto toma café,apresentadora dando uma de Ana Maria Braga e cozinhando durante o jornal. Hoje mesmo no MG TV, estava a nossa simpática Isabela Scalabrini ensinando a fazer um delicioso ovo de páscoa!

O texto já está grande, então eu nem vou entrar no mérito dos jornais estilo Cidade Alerta e Brasil Urgente ( que a Globo ainda não aderiu) recheados de crimes passionais.

Sugiro a Globo e aos demais canais que retirem grande parte de suas horas dedicadas ao jornalismo coxinha ( no quesito popularidade) e voltem a exibir desenhos animados. As crianças e o restante da população que gosta do verdadeiro jornalismo agradecem.

images (8)

 

Anúncios

Sobre Uma Jornalista

Formada em Jornalismo pela PUC Minas em 2011.

Publicado em fevereiro 25, 2016, em Uncategorized e marcado como , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: