You Tube: Vale tudo para aparecer?

O You Tube é um fenômeno sem dúvida nenhuma. Todos os dias, milhões de vídeos profissionais e amadores são postados! E tem de tudo lá. Desde de os mais bem elaborados até os mais bizarros, é só clicar e conferir. E esta ferramenta da internet deu tão certo que hoje ocupa espaço até na televisão. A Eliana do SBT por exemplo, criou até um quadro chamado Famosos do You Tube em que um prêmio de R$ 50.000 é disputado.

Acredito que a maioria das pessoas posta vídeos no You Tube não para ganhar dinheiro, mas sim para aparecer e quem sabe um dia ficarem famosas. Tem muita gente também que vira especialista dos mais variados assuntos: maquiagem, cabelo, como decorar festas sem gastar muito e até mesmo dicas para engravidar mais rápido, a pessoa vira até ginecologista. Não deixa de ser um serviço comunitário digamos assim.

Existe uma parcela que usa o site para dar opinião, sobre tudo, das mais relevantes, até as mais idiotas, o importante é ser visto, é fazer sucesso e ganhar um monte de comentários. Se no Facebook o sucesso é medido através de curtidas, no You Tube, o ” gostei” e ” não gostei” faz a vez de termômetro da fama. A diferença é que ao contrário do Face, o vídeo postado no site é visto por todo mundo e sendo assim, críticas são inevitáveis. No You Tube, a falsidade da rede social não existe. Se o povo não gosta, fala mal mesmo, humilha. E o mais engraçado é que as pessoas que postam o vídeo e liberam os comentários costumam xingar quem critica. Eu penso que se você posta um vídeo no You Tube deve estar preparado para tudo, inclusive para críticas.

Eu não consigo entender por exemplo gente que posta pedido de namoro, pedido de casamento, declaração de amor e até o momento em que a alguém fica sabendo que vai ser papai. Coisas tão íntimas, para quê serem divididas com estranhos?

Outra coisa que não tenho paciência são os vídeos de criancinhas fofas. Quem não lembra do vídeo da formiguinha em que um garotinho chora ao matar um inseto? Como os pais tem coragem de fazerem os filhos pagarem esse mico na net? Aliás, pagar mico é um dos principais objetivos de muita gente ali.

Outra faceta interessante do site de vídeos é que ele permite nossa dose diária de saudosismo. Podemos assistir por exemplo aquele desenho animado que marcou nossa infância, aquele filme da Sessão da Tarde que apesar de já ter decorado até as falas, você sempre vai querer assistir de novo. E isto é na minha opinião, a parte mais legal e sedutora do You Tube. Onde mais eu poderia assistir A Nossa Turma, Jem e as Hologramas, O Fantástico Mundo de Bob?

A pior parte do site fica por conta de gente que não sabe entrar na brincadeira e acha ruim quando alguém critica. Não vou ficar fazendo a politicamente correta aqui não. Eu desço a lenha mesmo! O melhor é ver depois o comentário irado das pessoas me criticando por criticar e sendo diga-se de passagem tão ou mais cruéis que eu. Talvez por isso eu ainda não tenha me rendido a migrar para o You Tube e dar minha cara a tapa. prefiro ficar aqui, sossegada, escrevendo.

Para mim no You Tube vale aquela máxima filosófica: ” Não sabe brincar, não desce para o Play”.

 

download (3) images download (1)

 

 

Anúncios

Sobre Uma Jornalista

Formada em Jornalismo pela PUC Minas em 2011.

Publicado em julho 2, 2014, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: