Publicidade para crianças: ter ou não ter?

Olá!

Hoje li na Folha de São Paulo dois artigos a respeito da regulamentação da publicidade dirigida a crianças. Um autor era a favor e o outro não. Um dos artigos dizia que a responsabilidade de controlar o consumo das crianças é dos pais e que as propagandas direcionadas a elas fazem parte do universo infantil citando o comercial de lápis de cor que segundo a autora imortalizou a música Aquarela, de Toquinho.

O outro artigo defende a punição para empresas que abusam do uso de publicidade , fazendo de tudo para convencer os pequenos de que seu produto é melhor apenas por estampar  o rosto de algum personagem.

Toda esta discussão me faz lembrar uma propaganda que causou muita polêmica nos anos 90. O produto era uma tesourinha do Mickey e no comercial, uma criança ficava dizendo: “Eu tenho, você não tem. Eu tenho, você não tem”, enquanto aproximava e afastava a tesoura da câmera.

Muitas mães e professoras reclamaram do comercial que segundo elas incitava a inveja e competição entre as crianças, já que as que possuíam o objeto ficavam rindo e provocando as outras que não possuíam.

Eu era criança na época e lembro bem desta propaganda e assim como tantas outras crianças não fiquei traumatizada nem pelo fato de não ter ganho e nem com o comercial, apesar de hoje considerá-lo de muito mal gosto.

Eu acredito que deve haver sim uma fiscalização por parte dos órgãos competentes para coibir excessos em relação a publicidade feita para as crianças. Porém entendo que cabe aos pais ceder ou não a pressão dos filhos para comprar aquele caderno bonitinho que custa o dobro do preço por ter a cara do Bem 10 ou outro personagem da moda. Porém acho demagogo dizer que a propaganda feita para crianças é inocente. Não é mesmo! Ainda não tenho filhos, mas já me imagino com os cabelos em pé diante de tantos produtos ofertados e da minha futura incapacidade de dizer não para pimpolhos com carinha de choro.

Publicidade para crianças precisa de equilíbrio assim como a maioria das coisas nesta vida!

download images (1) images

 

 

Sobre Uma Jornalista

Formada em Jornalismo pela PUC Minas em 2011.

Publicado em junho 28, 2014, em Uncategorized e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

