A personalidade controversa de Willy Wonka

O filme A Fantástica Fábrica de Chocolate original estreou em 1971 e ganhou uma versão em 2005  dirigida por Tim Burton e estrelada por Johnny Depp. O filme mais recente nos faz pensar um pouco sobre os possíveis fatores que levaram Willy Wonka a criar uma fábrica de chocolates e ser tão excêntrico. Filho de dentista ele nunca podia comer doces e ainda teve que usar um aparelho  horrendo. Assim eu imagino que a fábrica seja um meio de compensar esta vontade infantil, de superar este trauma. Afinal, qual criança não gosta de doces? Eu mesma me enchia deles e não perdia uma oportunidade de ir a venda do Seu Zé e gastar todos os trocadinhos que ganhava diferente do menino Wonka que apesar de ser rico, não podia matar sua vontade infantil.

Encontrei um artigo muito interessante no blog Pelotas, Capital Cultural ( não achei o nome de quem escreveu) que faz uma análise da personalidade de Willy Wonka na versão de Tim Burton:

“O filme levanta uma hipótese: Como o obsessivo pai de Willy proibiu-lhe comer todo tipo de doces para não ter cáries, gerou no filho simultaneamente um acelerador e um freio: uma urgência por se libertar da tirania do pai e uma raiva que o impede de amadurecer”.

O artigo vai mais além, pois nos mostra a personalidade dúbia de Wonka, que por uma lado, quer se redimir de seus traumas da infância dando a Charlie, um menino pobre, a oportunidade de ter uma fábrica de chocolates só para ele. Porém, por outro lado, ele é um controlador, exatamente como o pai, que manipula tudo a sua volta dando lições de moral nos pais das crianças escolhidas para conhecer a fábrica. Todos, exceto Charlie são mimados e sem limites e apenas o menino de bom coração não é punido.

Moral da história segundo o artigo:” Para libertar-se, Willy deverá achar uma criança idealista e livre, sem pais manipuladores” exatamente da forma que ele gostaria de ter sido.

Leia o artigo na íntegra em: http://pelotascultural.blogspot.com.br/2009/08/psicanalise-de-uma-fabrica-de-chocolate.html

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

 

Anúncios

Sobre Uma Jornalista

Formada em Jornalismo pela PUC Minas em 2011.

Publicado em maio 2, 2014, em Uncategorized e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. opai do willy wonka e destista

  2. opai do willy wonka e dentista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: