Cinema: porque és tão desprezado?

Fico pensando o porquê de um assunto tão importante, legal e atraente como cinema não tenha um único espaço fixo nas principais emissoras de TV aberta do país. Os poucos programas dedicados ao TV estão nas TVs educativas ou fechadas.  A  Rede Globo por exemplo, com toda sua força e audiência se resume a discutir cinema apenas em época de Oscar.

Quantos programas sem o menor conteúdo e importância poderiam ser eliminados da TV para dar lugar a sétima arte? Não tenho dúvidas de que muitos. Mas o que leva uma emissora a ignorar o tema?

Muitos poderiam alegar que o principal fator é a audiência, que programa que fala de cinema não tem público, não dá “Ibope”, e consequentemente não cativa anunciantes. Até mesmo o Oscar este ano não foi transmitido na íntegra na Globo,  foi engolido pelo carnaval e ganhou apenas um programa com alguns minutos. Aliás, foi um programa bem legal com a presença do José Wilker. No dia em assisti, pensei: ” Porque a Globo não investe em um programa fixo sobre o tema?”.

Eu admito que outros assuntos cativam o público logo de cara. Eu mesma sou um exemplo, sempre questionei aqui que blogs que tratam de moda, maquiagem, casamento, celebridades e afins fazem muito mais sucesso do que o meu, que tem dias que dá tracinhos de audiência. Porém nada seria capaz de me fazer escrever um blog Fake apenas para virar modinha.

Tenho certeza de que as emissoras subestimam a capacidade do brasileiro de gostar de cinema, de se interessar pelo fato. E mesmo quem não goste em ou pensa que não gosta poderia começar a gostar a partir do momento em que cinema passasse a ser assunto de roda de conversa tanto quanto o final da novela.

Que o cinema não seja mais desprezado, que ele seja tratado como merece. Amém.

Ps: Dica para mineirinhos:  Assistam o Cine Magazine na Rede Minas, todo sábado ás 20:30 horas, segundas as 7:30 e quarta as 23:00.

Se você conhece algum outro programa que fale de cinema, compartilhe com a gente.

images

Anúncios

Sobre Uma Jornalista

Formada em Jornalismo pela PUC Minas em 2011.

Publicado em abril 3, 2014, em Uncategorized e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: