O poder dos quietos. Sou uma jornalista tímida. E dai?

Olá queridos! Tudo bem com vocês? Assistindo muitos filmes? Postando muitas fotos fofas no Facebook? Espero que sim.

Estou lendo em doses bem homeopáticas o livro O poder dos Quietos, de Susan Cain. O subtítulo é bem sugestivo: Como os tímidos e introvertidos podem mudar um mundo que não para de falar? Eu claro, super me identifico com as histórias de pessoas que preferem mil vezes ficar em casa vendo um filme sozinhas ou então trabalhar sozinhas ou passarem a faculdade inteira sem dar um pio na sala de aula, mesmo que esta faculdade seja de comunicação!
Aliás, quem me conhece desde criança com certeza deve ter levado um susto quando eu disse que profissão escolhi. Eu ouvi coisas do tipo: ” Jornalista? Nossa, mas você é tão calada? ou então: Mas jornalista não tem que falar muito? Você quase não fala nada. Ou a clássica pérola dos sem noção: Jornalismo não tem nada a ver com você! Você é muito quietinha! Certa vez ouvi de uma prima sem noção do meu namorado: ” Comunicação????? Acho que você está na profissão errada querida! Devo dizer que a tal prima loira sem cérebro estilo perua é uma operadora de telemarketing. Nada contra esta profissão, mas sinto informa-la querida de que comunicar é muito mais que empurrar produtos para os clientes ligarem reclamando depois.

Eu desafiei todos aqueles que acreditam que tímidos não podem ser jornalistas e que jornalistas precisam falar que nem tagarelas. Como diria a sábia Hévila Forreaux, uma grande profissional de comunicação que eu tive a honra de conhecer: Um comunicador precisa antes de tudo saber ouvir.

Digo aos tímidos e introvertidos que vocês podem ser tudo o que quiserem. E se alguma pessoa sem noção quiser diminuir vocês, façam como eu. Olhem fixamente para a pessoa, deem aquele sorriso e não digam nada, absolutamente nada!!!! Não tem coisa que irrita mais os extrovertidos do que o silêncio fatal e charmoso de nós tímidos!!!

images

Sobre Uma Jornalista

Formada em Jornalismo pela PUC Minas em 2011.

Publicado em julho 17, 2013, em Uncategorized e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 12 Comentários.

  1. Me identifiquei muito com seu texto. Também passo por isso constantemente.
    Comecei a fazer aulas de teatro e de dança quando criança, eu amo os palcos, mas sou super tímida. Me transformo totalmente e surpreendo a todos. Sempre quis ser jornalista e, agora que sou, lido com brincadeiras dos meus colegas de escritório, que dizem que sou muito calada. Isso nem me incomoda, é puro recalque, porque mesmo com minha timidez, fui promovida duas vezes e tenho subordinados mais velhos do que eu.
    Ser jornalista não tem nada a ver com sair por aí falando pelos cotovelos, é uma questão de dom e, isso que sempre tive. Amo minha profissão e isso me basta.

    • Oi Marcelle, tudo bem? Fico feliz com sua visita e que ótimo que você não se deixa intimidar com as piadinhas. Concordo que seja puro recalque mesmo, rs. As pessoas infelizmente ainda tem preconceitos contra tímidos. Seu depoimento é muito importante para provar que podemos ser o que quiser e que nós tímidos podemos sim ser jornalistas muito bem sucedidos. Parabéns por suas conquistas! Tenho certeza de que é só o começo!

  2. Ah meu Deus, encontrei alguém igual a mim! Haha. Nossa, me identifiquei muito com você. Também li O Poder dos Quietos, também sou muito calada e também vou ser jornalista haha Comecei o primeiro período agora e estou gostando muito, mas comecei a ter pensamentos negativos depois que notaram o quanto sou calada. Não quero desistir da profissão só por causa do que os outros dizem, mas às vezes fico pensando que não tenho perfil pra jornalista e que não posso ser calada, justamente porque as pessoas têm a percepção errada de que jornalista deve ser sempre intrometido e falador. Mas pensando melhor, acho que não há problema algum em ser quieto e calado, desde que faça seu trabalho direito. Como você disse, jornalista antes de tudo tem que saber ouvir e eu concordo plenamente hahaha. Nesse ponto nós levamos vantagem. Também ficam assustados quando eu digo que vou ser jornalista. Alguns dão um sorrisinho amarelo como se dissessem: “Você é louca, menina? Onde já se viu jornalista tímida?”. Já outros chegam a perguntar se é isso mesmo que eu quero pra minha vida, porque realmente é difícil acreditar que alguém como eu resolveu seguir o caminho da comunicação. Mas é isso aí, nós podemos ser o que quisermos, basta nos dedicarmos. Estou feliz pela minha escolha, só fico chateada mesmo com as piadinhas que os idiotas fazem. Mas essa coisa de encarar a pessoa e dar um sorrisinho funciona mesmo kkkkk eu faço isso direto e na maioria das vezes a pessoa fica sem graça ou entende que estou pouco me lixando pra opinião dela. Enfim. Amei seu blog! E meu Deus, agora que eu vi que seu sobrenome é Mariano! O meu também é haha Beijos.

    • Oi Letícia, somos parentes! kkkk

      Fico muito feliz que tenha gostado do blog e vá em frente com seu objetivo e não ligue para as críticas em relação a timidez. Percebi ao longo do tempo que existem muitos jornalistas tímidos e que nós podemos estar em qualquer profissão. Não estou escrevendo no blog nos últimos tempos porque estava envolvida em outros projetos, mas quero voltar, eu amo escrever. E além disso, estou grávida de nove meses, uma canseira só,rs. Mas desejo toda força para você, que você continue firme em seus objetivos, não desista e não deixe as pessoas colocarem desânimo no seu coração! Sucesso!

      • 😀 Pois é, estou tentando não ligar. Apesar de eu ser assim, já estou sendo elogiada por meus trabalhos, porque faço as coisas com afinco, não faço de qualquer jeito só pra ganhar pontos, como alguns da minha sala. Ai volte mesmo, amei mesmo o blog, vou ler todos os posts haha Parabéns pela gravidez e obrigada pela força, vou precisar! Não vou desistir, aqueles professores vão ter que me aguentar por quatro anos haha. Beijão!

      • Oi Letícia! Isso mesmo, siga em frebre sempre e não ligue para quem quiser te deixar para baixo. Esta carreira não é fácil, mas o importante é não desistir. Não estou escrevendo no blog porque estou sendo mamãe da Helena em tempo integral. Ela está com quatro meses e suga rodo meu dia,rs. Assim que tiver uma folguinha e voltarei a escrever!Beijo e boa sorte!!!!!!!!!!!!!

        Date: Fri, 20 Mar 2015 00:26:37 +0000 To: raquelmariano1@live.com

  3. Oiiii Raquel!
    Super me identifiquei com o teu texto. Desde pequena fui muiiitooo( entenda com lente de aumento rs) tímida. Quando decidi fazer Jornalismo só recebi críticas ( pesadas e quase diariamente) e acabei aceitando essa “verdade” na minha vida. Tranquei e destranquei a faculdade várias vezes…as pessoas são muito cruéis e se você não for forte o suficiente acaba desistindo do curso.

    • Maria! Nunca desista dos seus objetivos em função de quem se diz entendido. Muitos ótimos jornalistas e pessoas ligadas a profissões midiáticas são tímidas e muito talentosas! Siga sempre em frente!!!

  4. Olá

    Nossa faço jornalismo e sou super tímida e sofro muito com isso.

    • Olá Maria. Tudo bem? Digo uma coisa para você: não desista jamais do seu objetivo de ser jornalista. Minha carreira está temporariamente adormecida (inclusive este blog) devido a minha atual profissão de mãe ( que adoro,rsrsrs). Sempre fui tímida, mas posso afirmar que os melhores jornalistas são os tímidos e que os mais extrovertidos nem sempre se dão bem. Não ligue para as más línguas, siga em frente. Beijo

  5. Quero agradecer por este texto, é de grande incentivo ler essas palavras, porque me encontro numa situação parecida: decidir se vou fazer jornalismo, mesmo sendo tímida… E por esse simples motivo, vi um grande obstáculo, várias dúvidas e pensamentos negativos. No entanto, quero enfrentar os meus medos e ser ou fazer o que eu quiser independente de ser tímida.
    Obrigada. Bjos.

Deixe um comentário

