Hoje é nosso dia jornalistas!

Sabe aquele refrão daquela música antiga: “Há pouco tempo atrás podíamos mudar o mundo. Quem roubou nossa coragem?”. Antes de responder esta pergunta quero lembrar a todos que hoje é o dia do jornalista. Na verdade, nem eu estava lembrando, sabia que era em abril, mas a data certa eu havia esquecido. Foi só quando vi uma postagem no face que me atinei para o fato.

Infelizmente a maioria dos jornalistas, pelo menos os que eu conheço, que se formaram comigo não tem tanto assim para comemorar. Nem feriado nacional a gente tem e se tivesse, esse ano teria caído no domingo. Podiam decretar, já que nosso diploma não está valendo muita coisa mesmo que o dia 7 de abril será feriado nacional somente para os jornalistas. Pelo menos assim a gente teria alguma vantagem em relação aos outros profissionais. Falo desta forma pessimista porque conheço muita gente boa, que escreve bem, que tem talento e está  fora do mercado de trabalho ou  em áreas que nada tem a ver com sua formação. Gente que foi desanimando aos poucos, foi tendo sua coragem roubada.

A garota que fez o discurso da minha formatura cometeu duas gafes, a primeira em dizer previlégio. Os professores quase tiveram um ataque do coração. A segunda foi dizer que os jornalistas querem mudar o mundo. Acho que hoje o que nós queremos mesmo é um emprego que pague relativamente bem e que não encha muito o saco.

Mas mesmo assim, quero parabenizar a todos que ainda tem a coragem de escolher esta carreira para suas vidas. Sofremos sim, mas sem perder a língua afiada que nos foi dada por Deus.

E respondendo a pergunta da música, quem roubou nossa coragem foram as contas para pagar, a falta de oportunidades, os pseudo -jornalistas que invadem a televisão, as rádios, os jornais impressos… Será que um dia o sol vai voltar a brilhar para nós jornalistas?

 

Anúncios

Sobre Uma Jornalista

Formada em Jornalismo pela PUC Minas em 2011.

Publicado em abril 7, 2013, em Uncategorized e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: