Toda Forma de Amor. Somos todos iniciantes!

Boa tarde meus queridos amantes da sétima arte. Hoje faz  um clima ótimo aqui em BH. Uma chuvinha fina, ótima para assistir um filme. E foi isso que fiz assistindo Beginners ( Toda Forma de Amor),  que já apareceu aqui na lista dos melhores de 2012 na opinião do meu colega  Eron Rodrigues. A opinião do Eron é muito importante claro, mas devo admitir que o que me fez assistir o filme até o final foi a linda presença do Ewan McGregor. Como ele é lindo meu Deus! Espero que meu noivo não leia este post, mas se ler, não se preocupe que é pura tietagem adolescente muitos anos depois da adolescência.  E além disso, meu Edgar é muito mais lindo!

Beginners, que em inglês quer dizer iniciantes recebeu no Brasil a tradução de Toda Forma de Amor, que eu particularmente acho ruim e que comprova a meu ver a péssima fama das traduções de nomes de filmes para o português. Mas talvez toda forma de amor queira traduzir em palavras a variedade de situações amorosas vivenciadas no filme:  Ewan McGregor vive Oliver, um cara de 38 anos que  acaba de perder o pai para o câncer. Não haveria nada de tão diferente se não fosse o fato de o pai dele ser gay e ter assumido isto depois de anos de casamento com uma mulher, a mãe de Oliver, que aliás morreu há cinco anos e sempre soube que o marido era gay, mas assim como ela disse esperava poder curá-lo e transformá-lo em homem. Oliver tem sérios problemas em se comprometer com alguém, até que um dia conhece a linda e loira  Ana, vivida pela atriz  Mélanie Laurent, a Shosanna de Bastardos Inglórios. Oliver não quer repetir o casamento sem sal, por razões óbvias de seus pais. Nas lembranças de infância dele estão os vários beijinhos no rosto dados por seus pais durante toda vida. No elenco tem também um cachorrinho lindo chamado  Arthur e o namorado engraçado do pai de Oliver.

Talvez o nome Iniciantes seria mais apropriado ao mostrar que em matéria de amor e relacionamento, todos nós estamos sempre aprendendo alguma coisa e talvez fosse exatamente isto que o filme de  Mike Mills queria mostrar. E o faz até bem, mas se perde um pouco ao tentar ser mais papo cabeça e menos um filme de amor. Aí o filme se torna chato e cansativo. No geral, Beginners é o que é, um filme fofo! E nada mais que isso. Talvez sem a linda presença de Ewan McGregor eu não teria ficado até o fim. Mas aquela carinha de carrorrinho sem dono vale a pena, posso garantir!

 

Publicado em janeiro 24, 2013, em Uncategorized e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

