A democratização do ensino superior e seus poréns

Hoje começaram as inscrições para o Programa Universidade para Todos (PROUNI) do Governo Federal.  Milhões de pessoas em todo o Brasil largaram o Facebook por uns instantes e foram fazer a inscrição. Cada dia fica mais concorrido e mais difícil tentar uma vaga. Sem a nota mínima o candidato não consegue nem acessar a página de serviços.

Fui beneficiada pelo PROUNI no ano de 2007, consegui uma bolsa de 100% para cursar Comunicação Integrada na PUC. Foi uma grande vitória, já que havia terminado o ensino médio há mais de cinco anos e não fiz cursinho. Mas consegui vencer milhares de candidatos que acabavam de sair da escola , ou seja, muito mais fresquinhos do que eu.

Não vou falar mal do PROUNI, seria ingratidão e hipocrisia, já que sem ele, dificilmente eu ia conseguir fazer uma faculdade. Os meus poréns ficam por conta do que vem depois dele, ou seja, depois de o candidato conseguir a bolsa, aí é que começam as reais dificuldades.

Sei de pessoas, inclusive eu, que deixaram de ir as aulas porque estavam sem grana para a passagem de ônibus, que aqui em BH é um verdadeiro assalto. É mais do que urgente o passe livre para estudantes  universitários bolsitas. Não concordo com passe livre para estudantes do ensino médio, já que em geral, as escolas ficam perto de casa. Mas os universitários carentes sim, precisam dessa ajuda.

Concordo também com a ajuda de custo para que os bolsistas possam se manter na faculdade, fazer estágios e estudar com mais tranquilidade, sem ter que arrancar os cabelos pensando na falta de grana.

Quem assim como eu já teve que escolher entre comprar um pastel e pagar a passagem de volta pra casa sabe o que estou falando. A democratização do ensino superior no Brasil vai muito além de oferecer bolsas de estudo. Mas deve ser um trabalho contínuo que acompanha o aluno até ele se formar, dando todo suporte necessário.

Porque o governo não investe mais em educação? Porque não  incentivar mais as pessoas a estudarem e se prepararem para o mercado de trabalho? Assim não alimentaria a miséria através de programas paternalistas como o Bolsa Família.  Porque não valoriza mais os professores? Porque, porque e porque?

Perguntas sem respostas até o momento. Mas válidas para refletir.

Faça sua inscrição no PROUNI : (http://siteprouni.mec.gov.br)

Período: 17/01/2013 a 21/01/2013.

Boa sorte!

capelo

 

 

Anúncios

Sobre Uma Jornalista

Formada em Jornalismo pela PUC Minas em 2011.

Publicado em janeiro 17, 2013, em Uncategorized e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: