Me mandem notícias boas porque de notícias ruins o mundo está cheio!

Bom dia queridos! Aproveitando minhas férias, tomando cafezinho, degustando aquele pãozinho de queijo e colocando ” inho”  no final de cada palavra, afinal, sou mineira da gema!

Hoje logo que acordei, acessei o site do Sindicato do Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e me deparo com esta notícia: ” Mai de mil jornalistas foram demitidos Brasil afora em 2012! Nada pior e mais desanimador para uma jornalista a procura de um bom emprego que ler isto. O texto fala de empresas tradicionais como a Folha de São Paulo que demitiram alguns de seus jornalistas e o Diário da Tarde, que simplesmente fechou as portas no dia 31 de outubro, dia das bruxas. Ou seja, sem trocadilhos infames, mas a bruxa anda solta no mundo do jornalismo impresso. O jeito é se adaptar e começar a se especializar em conteúdo virtual. O problema é que na internet qualquer um pode postar qualquer coisa, então, de que vale nosso suado diploma?

Ontem li, em um jornal impresso ( ainda prefiro mil vezes em relação ao virtual) , uma reportagem de Marcelo Ramos que conta a história do inventor da personagem Gina Indelicada, que bomba no Facebook. Trata-se de um garoto de apenas 19 anos, morador de BH chamado Ricck Lopes. O cara, que é chamado de publicitário ( deve ser estudante, embora já trabalhe na área) tem mais de 2 milhões de seguidores.

Gina Indelicada é um personagem bem engraçado com a cara daquela menina de sorriso eterno que estampa a caixa de palitos de dente. No perfil,  a seguinte advertência: ” Pergunte o que quiser e eu te responderei como EU quiser. Dei uma lida  e me diverti muito com as indelicadezas da Gina. Compartilhei inclusive alguns posts em meu Facebook. O próprio dono da marca, diante do sucesso do Facebook, não se importou em emprestar o rosto tão familiar para as brincadeiras na internet.

Ricck Lopes alega que ainda não ganhou nenhum centavo com a invenção, mas algumas propostas de emprego. Aliás, devido ao trabalho, ele até cogitou parar com a brincadeira, mas diante do apelo dos fãs, voltou a postar as indelicadezas da Gina.

A internet é estranha mesmo e abre um novo caminho interessante e ao mesmo tempo assustador: jornalistas profissionais que escrevem matérias sérias sendo sumariamente demitidos enquanto garotos que criam bobagens na net sendo alçados ao posto de celebridades virtuais e recebendo propostas de emprego.

Será que eu estou velha demais ou o mundo mudou muito mesmo?

Gina, desde 1947 fazendo parte da

Ps: acho o ato de palitar os dentes na minha frente a coisa mais nojenta do mundo. Prefiro que os palitos de dente sejam usados para outro fim como por exemplo prender o bife a rolê que minha mãe faz!

Sobre Uma Jornalista

Formada em Jornalismo pela PUC Minas em 2011.

Publicado em janeiro 15, 2013, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

