O Labirinto do Fauno: A Linha tênue entre fantasia e realidade.

Assisti O Labirinto do Fauno ontem. Mesmo este filme sendo de 2006, foi a primeira vez que consegui assisti-lo completo. Aliás, comprei o DVD nas Lojas Americanas, aproveitando a promoção leve 3, pague 2. Estou louca para voltar lá e comprar mais, tomara que não acabe. Essa promoção desperta em mim a mesma loucura que uma promoção de sapatos em outras mulheres. A vantagem dos filmes é que duram muito mais que sapatos, não saem de moda e você pode usá-los quantas vezes quiser sem medo de parecer pobre.

Falando de O Labirinto do Fauno, do diretor Guillermo del Toro, é um filme interessante, bem feito, sombrio e fantástico. Meu namorado Edgar Allan não gostou, disse que é muita fantasia para o gosto dele. E isto reflete bem nossas personalidades distintas, eu, uma sonhadora incorrigível, ele sempre com os dois pés no chão. Talvez por isto que dê certo. Mas vamos falar de cinema   que é mais interessante.

O filme narra a história da garotinha Ofélia, vivida pela atriz Ivana Baquero ( uma fofa) que se muda com a mãe grávida para a casa do padastro, um terrível general do ditador Franco na Espanha da década de 40, em plena guerra civil. Ofélia descobre então um labirinto cheio de seres mágicos, dentre eles um fauno que lhe revela que ela na verdade é uma princesa que deve voltar a seu reino. Mas para isto, pre passar por três provas muito difíceis. A partir daí é torcer para a garotinha vencer e se livrar de uma vez por todas do padastro tirano.

O mais interessante neste filme para mim nem é tanto a história fantástica, mas sim o contexto em que se passa, a guerra civil espanhola, mostrando como era o país comandado pelo general Franco e como isto afeta a vida das pessoas a ponto de deixá-las insensíveis e más, como o padrasto da Ofélia. Talvez se não houvesse o contexto da guerra,o filme não me impressionaria tanto. O que mais me atrai é o fato de ao mesmo tempo estar mergulhada em um mundo de fadas, sapos gigantes, monstros e outras criaturas e um mundo real, de um país devastado e dividido pela guerra, onde as pessoas passam fome e guerrilheiros são torturados até a morte. Uma realidade sombria de uma guerra e a fantasia da menina se  mostram que assim como na vida , existe uma linha muito tênue que separa sonho e realidade . Poucos se atrevem a passar por ela.

O Labirinto do Fauno ganha nosso selinho de qualidade, pois está entre os 1001 filmes para ver antes de morrer.

” O Labirinto do Fauno talvez seja um grande resumo da carreira do mexicano Guillermo del Toro”.  ( 1001 filmes para ver antes de Morrer, página, 920)

O Labirinto do Fauno

Selo de Qualidade

Selo de Qualidade

Anúncios

Sobre Uma Jornalista

Formada em Jornalismo pela PUC Minas em 2011.

Publicado em janeiro 1, 2013, em Uncategorized e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: