O Náufrago e os não lugares

Sempre que assisto ao filme Náufrago,protagonizado por Tom Hanks, me coloco no lugar de seu personagem que fica sozinho em uma ilha no meio do nada. Sinto um incômodo ao pensar o que faria se estivesse ali, sozinha, sem ninguém para conversar, sem nada para fazer e porque não dizer, sem celular, sem internet, sem televisão.
A solidão enfrentada por Tom Hanks é a verdadeira ausência de pessoas ao seu redor. Mas se a gente pensar bem, estamos muito vezes solitários em um mundo cheio de gente e ” não lugares”.
Durante minha faculdade, ouvi a expressão ” não lugar” pela primeira vez. Achei até engraçado. O ” não lugar” é um conceito filosófico criado por Marc Augé e que significa um lugar oposto ao lar, á residência. São os espaços públicos de grande circulação, como por exemplo shoppings, estações de metrô, supermercados, etc. Muitas pessoas juntas, mas sem conhecer umas as outras, sem ter nenhum vínculo.
 Naufrago 2

Ás vezes é engraçado que durante o tempo em que se está no metrô por exemplo, a gente até pode ouvir duas pessoas conversando entre si e prestar atenção na conversa ou mesmo conversar com alguém por alguns minutos. Mas na hora de descer na sua estação ou quando a pessoa desce, são apenas desconhecidos e nada mais.
É assim que eu me sinto muitas vezes no meu trabalho. As pessoas lá não sabem minha história, não sabem se quer que me formei, que estou ali de passagem. Talvez seja o destino me dando a oportunidade de vivenciar o jornalismo na sua forma mais pura, observando as histórias e até mesmo participando delas em uma espécie de Revista Realidade para depois poder conta-las.

Sobre Uma Jornalista

Formada em Jornalismo pela PUC Minas em 2011.

Publicado em novembro 30, 2012, em Uncategorized e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. I always was interested in this topic and stock still am, thanks for putting up.

Deixe um comentário

